Projetos

A AME-SA se dedica a diversos projetos de atenção à comunidade e desenvolvimento de voluntários. Segue uma breve descrição de algumas das suas atividades:

 

Projeto Apoio Fraterno:

O projeto Apoio Fraterno iniciou suas atividades em 2002 na cidade de Santo Ângelo. É um grupo de auto e mútua ajuda para dependentes químicos e codependentes.

Reúne-se uma vez por semana para realizar um estudo espiritual tendo como base de estudo a Doutrina Espírita de alinhamento moral e também uma vivência em grupo para realizar um fortalecimento dos seus participantes.

O Projeto Apoio Fraterno segue as diretrizes criadas e estabelecidas a partir da obra ‘Capacitando para o Apoio Fraterno’ (Clique aqui para acessar mais informações sobre o livro). Esta obra é utilizada nos trabalhos de formação de novos voluntários para o projeto Apoio Fraterno.

O Projeto Apoio Fraterno configura a principal atividade da AME-SA. Para saber mais sobre este projeto clique aqui.

 

Evento: Congresso Apoio Fraterno:

A AME-SA conta com um evento próprio que é o Encontro dos Grupos Apoio Fraterno, realizado uma vez ao ano com o intuito de reunir os grupos Apoio Fraternos em funcionamento no Brasil.

Este evento tem por objetivo capacitar novos voluntários ao trabalho no AF, realizar um aperfeiçoamento, troca de experiências e fortalecimento dos voluntários que já estão trabalhando no AF.

Integrado à programação, realiza-se um seminário sobre dependência química e espiritualidade, aberto ao público; mas em 2006, o seminário foi ampliado para a metodologia de congresso.

Neste ano de 2017, o décimo primeiro encontro do AF e o quinto congresso aconteceu em julho, na cidade de São José dos Pinhais, no estado do Paraná.

 

Grupo de Estudos da AME-SA:

Este projeto surgiu da necessidade de aprofundar e difundir os estudos sobre medicina e espiritualidade. A AME-SA então, criou seu próprio grupo de estudo voltado para o tema da Associação, acolhendo voluntários experientes e profissionais com interesse em aprender sobre a espiritualidade. O grupo iniciou seus estudos no ano de 2012 e já trabalhou com obras como: Conectando Saúde e Espiritualidade (da AMERGS), Espiritualidade no cuidado com o paciente (Dr. Harold G. Koenig) e atualmente se debruça sobre a obra A alma da matéria (Dra. Marlene Nobre).

 

Roteiro de palestras:

Com o objetivo de participar junto à comunidade espírita da nossa cidade, a AME-SA organiza um roteiro de palestras de forma a contemplar mensalmente algumas casas espíritas com os temas relacionados à Saúde e Espiritualidade e Dependência Química.

Na casa Seara do Mestre, por exemplo, sempre na terceira quinta-feira de cada mês, há a condução de uma palestra pública com os temas desenvolvidos no projeto Apoio Fraterno. Nesta casa, esta atividade acontece ininterruptamente desde 2013.

Outras casas contempladas com exposições doutrinárias realizadas por membros da AME-AS são as casas Chico Xavier e Fé e Esperança.

 

Parceria ativa com a Fazenda Paraíso:

A AME-SA conta com uma forte parceria com a Comunidade Terapêutica (CT) Fazenda Paraíso. Esta CT é uma associação sem fins lucrativos que trabalha a oito anos no tratamento da dependência química no modelo de Clínica de recuperação. A AME participa mantendo seu próprio projeto, um grupo de estudos dentro da CT, apresentando o espiritismo para os dependentes químicos em tratamento.

O projeto Apoio Fraterno, de acordo com as necessidades individuais, tanto encaminha pessoas para tratamento, na CT, quanto recebe dessa, seus internos, para assistência no grupo. Participa também como um dos grupos de auxílio, de referência, aos codependentes desses internos em tratamento.

 

Blog: 

Este projeto funciona como uma ferramenta própria de divulgação e disseminação da mensagem do espiritismo. Neste Blog a AME-SA realiza a divulgação dos eventos, matérias e conteúdos ligados às pautas de interesse da AME. Esta ferramenta foi desenvolvida como um produto do projeto educacional do mestrado acadêmico de um dos membros da AME-SA.